segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Origem dos jogos olímpicos

Os antigos gregos não tinham fim-de-semana de lazer, eles trabalhavam todos os dias, excepto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos desportivos, onde sedestacavam os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos pan-helénicos celebrados na Grécia Antiga e eram assistidos por visitantes vindos de todas cidades-estado que formavam o mundo grego.
            Sediado na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus , o festival Olímpico era muito antigo, mas foi a partir do ano 776 a C. (data da fundação dos jogos) que passou a ser feito um registo contínuo dos vencedores. Sabe-se que no dia marcado para o evento, uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Registou-se assim, a primeira notícia de um campeão olímpico. Tratava-se do cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor da corrida de 192,27 metros.


As modalidades

Os primeiros jogos limitaram-se a uma única corrida com cerca de 192 metros. Em 724 a C. introduziu-se uma nova modalidade semelhante aos actuais 400 metros planos. Em 708 a C., acrescentou-se o pentatlo (competição formada por cinco modalidades atléticas incluindo luta livre, salto em comprimento, corrida, lançamento de disco e lançamento de dardo) e posteriormente o pancrácio (luta similar ao boxe). Os atletas do salto em comprimento carregavam pesos que os impulsionava para frente e que eram largados antes da aterragem. Assim eles saltavam mais 30 cm em cada salto.
            Em 680 a C. foi incluída a corrida de carros. Os carros tinham formato arredondado na frente e eram abertos atrás, os veículos tinham rodas baixas, sendo puxados por dois ou quatro cavalos alinhados horizontalmente. Outras competições com animais foram incluídas, como uma corrida de cavalos montados e outra de carroças puxadas a mulas. Em 600 a C., foi erguido o templo de Hera, onde passaram a ser depositadas coroas de louros para os campeões. O estádio ganhou tribunas de honra e a cidade um reservatório de água. Existiam hotéis para as pessoas importantes, sendo que o mais conhecido da época foi construído ao redor de uma elegante fonte, onde no final se formava uma espécie de nações unidas entre as cidades-estado gregas.
             Até 472 a C. as provas eram realizadas num único dia, sendo que apenas os cidadãos livres poderiam competir, além da participação feminina ser proibida.

A perda da importância dos jogos olímpicos e o seu renascimento

A perda da importância dos jogos
           
Os Jogos Olímpicos chegaram ao seu máximo entre os séculos VI e V a.C., mas, depois, perderam gradualmente em importância enquanto os romanos ganharam poder e influência na Grécia. Não há consenso sobre quando os Jogos terminaram oficialmente, a data mais comum, é 393 d.C., quando o imperador Teodósio I declarou que todos as práticas e cultos pagãos seriam eliminados. Outra data já é de 426 d.C., quando seu sucessor Teodósio II ordenou a destruição de todos os templos gregos. Após o fim dos Jogos Olímpicos, não foram realizados novamente até o final do século XIX.

O seu renascimento

O interesse grego em reviver os Jogos Olímpicos começou com a guerra de independência da Grécia do Império Romano em 1821. Foi proposto pela primeira vez pelo poeta e editor de jornal Panagiotis Soutsos em seu poema Diálogo dos Mortos, publicado em 1833. Evangelis Zappas, um rico filantropo grego, escreveu pela primeira vez ao Rei Otto da Grécia, em 1856, ofertando fundos para financiar o renascimento permanente dos Jogos Olímpicos. Zappas patrocinou os primeiros Jogos Olímpicos em 1859, que foram realizados na cidade de Atenas. Participaram atletas da Grécia e do Império Romano. Zappas financiou a restauração do antigo Estádio Panathinaiko para que pudesse acolher todos os futuros Jogos Olímpicos.


As mudanças dos jogos olímpicos

           Na primeira Olimpíada da era moderna o atletismo destacou-se como principal desporto, sendo realizadas 12 provas, entre corridas, saltos e lançamentos. Nessa época começaram a surgir os ídolos, como o grego Spyridon Louis. Considerado o primeiro ídolo de uma Olimpíada, Louis venceu a maratona acompanhado de seu cachorro Zeus, e a ele dedicou sua vitória após ser aplaudido e receber inclusive, uma proposta de casamento.
      Os jogos modernos destacaram-se também pela participação feminina, sendo que a atleta canadiana de salto em altura Ethel Catherwood, que em Amesterdão no ano de 1928 atingiu o recorde de 1m59, foi considerada a primeira musa de uma Olimpíada. Em Munique no ano1972, foi a vez da ginasta russa Olga Korbut que com três medalhas de ouro foi consagrada como "musa de Munique", recebendo privilégios e sendo assediada pelo público. Na olimpíada seguinte, em Montreal a ginasta romena Nádia Comaneci, com apenas 14 anos encantou o mundo, recebendo a primeira nota dez de ginástica na história das Olimpíadas, conquistando um total de cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze.

A chama olímpica


A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e lembra a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo a Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez ocorreu uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim, como uma maneira de promover a ideologia Nazista.





Tochas olímpicas

A bandeira olímpica

A bandeira olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Esta imagem é simbólico porque representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelos jogos Olímpicos, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais até o presente momento.



Jogos praticados de inverno

Biatlo
Bobsleigh
Combinado nórdico                  
Curling
Esqui alpino                                
Esqui cross-country
Esqui estilo livre  
Hóquei no gelo
Luge (Trenó)
Patinação artística
Patinação de velocidade
Salto de esqui
Snowboard

Jogos praticados de Verão


Atletismo
Badminton
Basquetebol
Boxe
Canoagem
Ciclismo
Esgrima
Futebol
Ginástica
Halterofilismo
Andebol
Hipismo
Hóquei sobre grama
Judo
Lutas
Nado sincronizado
Natação
Pentatlo moderno
Pólo aquático
Remo
Saltos ornamentais
Taekwondo
Ténis
Ténis de mesa
Voleibol